Você tem certeza que está consumindo a planta correta?
 Atualmente existe um amplo questionamento sobre a autenticidade e qualidade das plantas medicinais dispensadas em farmácias, feiras e supermercados. Nós farmacêuticos sabemos da dificuldade em escolher produtos com boa qualidade e bom preço, entretanto, temos que usar todas as ferramentas disponíveis para alcançar este objetivo.
Neste texto iremos abordar um erro comumente ocorrido na aquisição e dispensação de plantas medicinais que está relacionado à sua identificação botânica. Inúmeras espécies são comercializadas de forma equivocada o que compromete sua eficiência e pode potencializar o surgimento de efeitos secundários, muitas vezes nocivos. Um exemplo frequente refere-se aos boldos.
A maioria da população acredita que possui no quintal o boldo-do-chile, no entanto o verdadeiro é raríssimo no Brasil. No país ocorrem algumas plantas que são chamadas de boldos e os principais são: o boldo-da-terra (boldo de folha peluda) e o boldo-baiano. A denominação boldo no início do século só era referência ao boldo-do-chile e na Primeira Farmacopéia Brasileira de 1929, há somente citação deste com nome científico que atualmente não é mais utilizado, exceto em algumas farmácias. A identificação correta dos boldos é importante porque o boldo-do-chile e o boldo-da-terra possuem efeitos colaterais. 
Apesar de praticamente não encontrar boldo-do-chile plantado no Brasil, é fácil de encontrá-lo em supermercado e farmácias, evidenciando que o Brasil importa grande quantidade desta planta. De qualquer maneira todos os boldos são usados pela população para problemas hepáticos.no entanto, o farmacêutico e demais profissionais relacionados a indicação e dispensação de plantas e fitoterápicos devem estar atento aos efeitos colaterais que são distintos prestando sempre a orientação necessária.

Efeitos colaterais:

ü Boldo-do-chile (Peumus boldo): pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser evitado durante o período menstrual (potencializa sangramento) e é contra-indicado para gestantes, principalmente no primeiro trimestre de gestação.


ü Boldo da terra (Coleus barbatus): quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica.Este fato serve de alerta as pessoas que utilizam este tipo de boldo para o tratamento de males do estômago.


Peumus boldo 
(Boldo-do-chile)

Coleus barbatus          
(Boldo-da-terra)


:Vernonia condensata
(Boldo-baiano)

Texto: Profª Márcia Clélia Leite Marcellino

0 comentários:

Postar um comentário